29 de abril de 2017

Jararaquinha-dormideira

Post originalmente publicado por Vitória em:  25/02/14 21:51 e repostado em 29 de abril 2017.

Recentemente encontrei uma nova moradora em meu quintal. Tratava-se de uma serpente, bem pequena e inofensiva, com a aparência de um filhote de jararaca.

Esta serpente se trata da espécie Sybinomorphus mikanii, mais conhecida como papa-lesmas ou jararaquinha-dormideira. Este animal possui hábito noturno, sendo especializada em se alimentar de lesmas e de outros invertebrados como insetos. É ovípara, seu tamanho varia de 30 a 60 cm.

Infelizmente, pela falta de conhecimento popular sobre esta linda criatura da natureza, muitas pessoas matam estes animais, afetando a população dessas serpentes e conseqüentemente havendo perda de material genético (perda da diversidade genética) que é indispensável para que as populações desses animais possam manter a manutenção biológica no espaço e no tempo.


Portanto, se avistarem estas serpentes não é preciso matá-las. Elas são muito importantes no controle biológico de lesmas e outros invertebrados (uma grande missão ecológica não?), sendo importantes para o equilíbrio do ecossistema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.